terça-feira, 17 de maio de 2011

“Dica de campeão” (ou “Tire sarro”)

Há tempos uma final de campeonato estadual não repercutia de forma tão contundente quanto este ano. O campeonato paulista, protagonizado pelos jogadores (e craques, realmente) do Santos, e os galácticos do Corinthians acabou perdendo espaço na mídia nacional para as finais do gauchão, por incrível que pareça.
Em dois confrontos como há muito não se via, ambos os times jogaram com bravura e entrega. Jogo bonito e franco, com ressalva à elegância do cumprimento à beira do campo trocado pelos técnicos em questão e do afago ao jogador do clube rival após este ter cobrado um pênalti nas mãos do goleiro, oferecido por aquele que foi campeão. A partida fez jus à rivalidade.
Sou daqueles que acreditam que os dois clubes só existem com tamanha força devido à sua rivalidade, ou seja, um depende do outro, depende de estar à frente do rival. E não teria graça alguma se não envolvesse essa paixão, se o prazer de chegar a qualquer lugar e poder tirar um sarro com a cara do rival não tivesse presente, coisa boa poder vestir a camiseta do clube de coração com o peito aberto e cheio de orgulho. Ter uma conversa civilizada e reconhecer que seu time foi melhor ou pior também é parte deste ritual, embora que tal paixão atrapalhe e deixe essa conversa mais acalorada.
Após grande partida confesso que fiquei chateado em ver as duas bolas de sorvete com cobertura oferecida por Junior Viçosa sair derretendo do Estádio Olímpico, servido na Taça e entregue ao colorado. Doeu na alma. Juro. E depois aceitei e ainda aceito toda e qualquer piada vinda até o próximo Grenal, faz parte, não teria graça alguma se não fosse assim.
Pela primeira vez vi alguém dizendo que seria de bom tom que os torcedores rivais o parabenizassem pela vitória. Já tinha visto gente chorando após derrota, mas chorar após a vitória?? E logo em cima do maior rival?? Todo mundo sabe que o vencedor está de parabéns, foi justo, mas chorar a vitória?? Enfim, vamos dar parabéns ao filho mimado (e não falo da torcida como um todo, pelo contrario, ouvi isso de poucas pessoas). A próxima vez, se parabenizarem agradeça, se não parabenizarem tire sarro, fica mais bonito.

Um comentário:

  1. não adianta cara, infelizmente. as pessoas perdem a linha em redes sociais, ficam corajosos e falam o que quer. tem que levar na esportivo o futebol. o dia que defendemos com nosso sangue um bando de mercenários, estaremos fadados ao fim. o negócio é curtir, na buena, ser fanático, como eu sou, ok, mas lembrar "É SÓ UMA PARTIDA DE FUTEBOL", e a grande maioria dos jogadores que lá estão vestindo a NOSSA camisa estão SE LIXANDO pra nós, torcedores fieis, e só querem é encher o bolso. não há mais ídolos como antigamente!

    ResponderExcluir